SOBRE MIM
LUANA AYRES VIEIRA
Eu diria, que todos os dias temos a oportunidade de fazer algo impactante, mas só se nos permitirmos abrir nossa mente e o nosso olhar para além do trilho que construímos e que nos colocamos.
Há uns 10 anos atrás eu estava num cargo super bacana, trabalhando muito, salário legal, adorava o que eu fazia, mas faltava alguma coisa. Volta e meia eu me perguntava por quê? Mas depois de muito pensar falava pra mim mesmo, “Seja lá o que for, esqueça... você não pode jogar fora anos de carreira (meu trilho), faculdade, todos os cursos complementares, as conquistas... e começar do zero”.
Na época eu não sabia nem o que seria esse começar do zero.
Segui a vida, segui trabalhando num ritmo aceleradíssimo, porque sou o tipo de pessoa que começa cedo e não desligo, só quando vou dormir... simplesmente porque me faz sentir bem, estar ativa o tempo todo. Saí desta empresa, entrei em outra... super grata, feliz por estar não só produzindo, mas aprendendo e crescendo muito. Um ano se passou e novamente os mesmos questionamentos e o sentimento de ser incompleta.
Não me conformei! Eu precisava sair daquele círculo vicioso.
Decidi então mergulhar no autoconhecimento. Li alguns livros, fazia o trajeto casa – trabalho – caso ouvindo livros e podcasts sobre propósito, felicidade no trabalho, psicologia positiva... chegava em casa continuava me aprofundando. Até que me deparei com a seguinte pergunta: O que você faria se não precisasse se preocupar com dinheiro? E rapidamente anotei no meu caderno alguns pontos. Ao final veio aquele misto de felicidade e o “e agora? Eu preciso fazer alguma coisa com tudo isso!”. Eu tinha as respostas que tanto buscava.
A Jornada tem sido intensa... e INCRÍVEL!
E sabe o melhor? Eu já fazia, parte do que eu faria, se eu não precisasse me preocupar com as contas pra pagar. Estando em cargo de liderança eu já trabalhava diretamente com o RH (revisando descritivos de cargo, analisando salários, estruturando processos de recrutamento e seleção e avaliações de performance), apoiava o meu time para se desenvolver, dedicava bastante tempo para as Pessoas, para incentivar o desenvolvimento de cada uma, ver o brilho nos olhos e dar aquele empurrãozinho para que elas também buscassem seus sonhos profissionais e, assim como eu estava fazendo, que fossem procurar saber quem de fato são, o que gostam e o que almejam. Nas conversas one on one (1:1) alguns me perguntavam, você é coach, psicóloga? Não, eu só havia descoberto que a minha maior paixão é cuidar das pessoas e ajuda-las a lapidar a sua melhor versão, através de uma Gestão Humanizada.
Com isso, passei também a ver o lado positivo dos meus chefes (e tive alguns bem difíceis...) e de maneira indireta comecei a trabalhar para que eles se tornassem melhores líderes também. Escutava o feedback e as reclamações do time e me perguntava o que eu poderia fazer para ajudar aquele chefe a melhorar. E foi uma experiência incrível (reconhecida por eles, inclusive)!!
Foram mais de 15 anos (16 pra ser mais exata) totalmente dedicados à área de Supply Chain e a todas as pessoas e líderes presentes nesta área (eu costumava falar que das 08hs às 18hs eu fazia a gestão de pessoas, depois eu me preocupava com as minhas “atividades processuais”).
Nos últimos 10 venho me dedicando diariamente ao estudo mais aprofundado sobre Liderança, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, RH, Psicologia Positiva, Mentoria, Filosofia de Gestão (um divisor de águas na minha carreira e no meu jeito de liderar), Inteligência Emocional, Neuroliderança – entre outros temas correlatos, até que em 2019 comecei a dar forma ao meu propósito e à minha transição de carreira (se é que dá pra chamar assim, porque não é um virar de páginas, é uma continuação, mas com outra ênfase), formatando as soluções que você encontra aqui na Consultoria.
Sou formada em Relações Internacionais pela UTP, MBA em Logística e Supply Chain pelo INBRASC e também me especializei na Gestão da Cadeia de Suprimentos pela Northwestern University em Chicago. Possuo formação em Lean Thinking pelo Inbrasc, Mentoria pela FGV, pós-graduação em Gestão Estratégia de Pessoas e especialização em Gestão de Recursos Humanos e People Analytics pela Wharton University (EUA).