Muitos não têm esta visão, eu sei.
Eu mesma já falei que a área de Supply Chain (minha primeira área de formação e atuação), por ser responsável por todo fluxo de materiais das empresas, era sim a mais estratégica.
E talvez você pense que é a área Comercial, a Engenharia, Projetos, Finanças, Produção, Qualidade... Enfim, a gente vai sempre achar que a área onde atuamos ou as que trazem receita para a empresa são as mais importantes, isto é natural.
Mas, obviamente, todas têm sua importância, especialmente se trabalharem em sintonia, fazendo acontecer.
Porém, precisamos refletir no seguinte:
A empresa é feita de Pessoas, para Pessoas. Não importa o segmento da sua empresa.
Logo, precisamos de uma área especializada nas Relações Humanas.
A área de RH sempre foi coadjuvante, trabalhando num canto escondido, sem muita ação e, principalmente, tomada de decisão. Em muitas empresas ainda é assim, infelizmente. E, não só isso, algumas não possuem uma estrutura de RH, o que é ainda mais preocupante e fonte de problemas que Líderes de setores não sabem bem como solucionar, ou que nem é o foco, diante de inúmeras outras situações que se deparam no dia a dia.
Estratégias com execução falha;
Clientes insatisfeitos;
Baixa Performance;
Alta Rotatividade de Pessoas.
Líderes Despreparados;
Time com baixa qualificação;
Sobrecarga de trabalho;
Aprendizagem descontinuada.
Vejam que dentre estes pontos, um é resultado do outro e todos são resultados da falta de uma área de Gente & Gestão (RH) ESTRUTURADA.
O que é o RH Estratégico?
É o RH que foca nos resultados e na estratégia do negócio, potencializando as relações humanas para que estas conduzam aos resultados almejados e à sustentabilidade da empresa.
Participa ativamente do Planejamento Estratégico e, por conhecer os objetivos e metas do negócio, foca em selecionar pessoas com atitude e potencial de desenvolvimento, não só em recrutar para o cargo;
Implementa o aprendizado contínuo;
Desafia Líderes para que sejam gestores de Pessoas e, com isso, desenvolvam novos líderes, criando assim um círculo virtuoso, gerando valor para a empresa e colaboradores;
Está atento à inovação e promove uma cultura de mudança consciente e consistente, com foco na melhoria contínua e no crescimento ágil e sustentável.
É uma nova área, atenta às Pessoas no quesito relações, potencial e troca de valor.
Como construir um RH Estratégico?
Tendo em mente que Departamento Pessoal (DP) não é RH, mas faz parte dele;
Contratando ou treinando profissionais para que transformem a área em protagonista, atuando, assim, como se esta fosse Consultor ou um Conselheiro para as tomadas de decisões gerenciais e administrativas;
Concedendo autonomia para que a área atue conforme o item 2;
Mapeando processos e identificando pontos de melhoria para estruturar planos de ação;
Definindo papéis e responsabilidades, pois muitas vezes o RH assume funções que são de outras áreas, ou mesmo da liderança.
Por fim, é ter consciência de que a realidade da sua empresa pode ser outra, muito melhor estruturada e planejada, se ao invés de ficar apagando incêndios, você investir na construção de uma área essencial para que a sua empresa tenha Pessoas certas, no lugar certo, enxergando, descobrindo e criando novas oportunidades.
Luana Vieira
Comments